sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Receber e atuar


Servir é fundamental. É a base da vida em sociedade. Servir é uma das qualidades mais importantes do bom líder.
Porém, a conjugação deste verbo merece alguns cuidados.  Com ele, não podemos dizer “quanto mais, melhor”.
Até certo ponto a capacidade de servir gera benefícios. Depois, pode gerar uma relação de servidão, em que as pessoas caem em uma espécie de escravidão voluntária e viciosa.  A partir daí, nenhuma das duas partes é beneficiada. Quem presta o serviço se cansa em excesso; quem recebe, cai na letargia corrosiva.
O líder servidor exagerado poda a capacidade de crescer dos liderados, ou seja, deixa de ser líder.

E quanto ao 5S? 

Devemos servir ao 5S ou ele servir a nós? As duas coisas. É um serviço de mão dupla, de boa parceria.
No primeiro momento, é preciso prestar um serviço leve ao 5S, estudando-o, procurando conhecer sua natureza e como ele pode lhe ser útil. Felizmente, a dedicação e o aprendizado podem ser recompensados imediatamente, com a prática do 5S em melhorias simples.
À medida que exercitamos o 5S, consolidamos nosso conhecimento sobre sua natureza.
Deixamos de ver o 5S como objeto de estudo; passamos a sentí-lo como instrumento que permeia todas as nossas atividades, facilitando o cuidado do que nos compete cuidar: os Fatores de Qualidade (Ambientes, Pessoas, Equipamentos, Materiais, Métodos e Medidas).
Assim, o 5S passa a nos servir. Assim, o 5S atua como um bom líder que nos mostra o caminho para a realização de nossos sonhos. O bom líder não é o que faz, mas o que nos abre os olhos para ver a nossa qualidade interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário