quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Folia com 5S



Tão logo começa o ano, o Brasil vive a espera do carnaval. Tanto que é comum dizer que antes do carnaval nada acontece.
Este período de letargia só termina quando tudo para mesmo no carnaval, momento em que os brasileiros se dividem em três grandes grupos: os que caem na folia, os que a ignoram e os que trabalham dobrado para atender que está na folia ou nos retiros espirituais. Estes, sem folia.
Se, para você,  o ano já está em andamento e começou a Quinzena 5S, não precisa interrompê-la  durante o carnaval.
Muitas coisas na vida a gente interrompe, dá um tempo, deixa para depois. Mas, com o 5S, só acontece se não foi bem implementado. Já ouvi pessoas dizendo que pararam com o 5S porque tinham que voltar ao trabalho. Já aconteceu com você? Pois considere que só o 5S bem implementado é útil na folga e no aperto.
Um bom 5S não para nem com o carnaval. Nem mesmo o folião mais envolvido precisa interromper a Quinzena 5S. O bom 5S é leve e colabora em tudo que vivemos.
Durante a Quinzena 5S, o praticante do 5S Individual procura realizar pelo menos duas melhorias diárias. Uma para a vida pessoal e outra para a vida da instituição que promove a prática do 5S.
Pela Quinzena 5S, melhorias na Autodisciplina são estimuladas na sexta, no sábado e no domingo. Imagine, portanto, a Autodisciplina em pleno carnaval. É fácil prever.
O folião vai dosar seu consumo de bebida, de energia. Vai observar seus limites para aproveitar bem a festa e amanhecer inteiro para retomar a alegria no dia seguinte. A quaresma, então, não será momento de expiar os pecados, mas de continuar, com alegria, o dia a dia no trabalho ou na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário