quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ambientes compartilhados




Uma das características da administração moderna é derrubar paredes. Antigas salas e escritórios fechados são abertos em grandes salões, facilitando o trabalho coletivo e nivelamento da cultura da empresa entre todos.
O jeito de cada um, o jeito com que cuida do seu espaço, acaba influenciando outros. Com o tempo o espaço de cada um se torna parecido com o de outros.
Se um deixa alguma coisa fora do lugar, outros também acabam fazendo isso. Uma coisa permite outra. Depois de certo nível de coisas fora do lugar, fica mais difícil encontrá-las. Perde-se tempo, o trabalho fica mais estressante e menos produtivo. Se alguém dá o grito de que a bagunça está demais, ninguém escuta. Nestas condições, aceita-se não ter tempo para dar um jeito na bagunça.

O que fazer?

Um bom começo é promover a consciência coletiva de que situação está insustentável e que é necessário ser diferente.
Pode-se começar com uma parada rápida para ouvir uma palestra ou ler uma cartilha sobre 5S.
As pessoas precisam desta parada para ver a rotina com outros olhos e, assim, reconhecer que é preciso ter mais cuidado com o ambiente compartilhado.
A partir daí, cada um faz a sua parte, permeando o trabalho com melhorias simples em seu espaço. A melhoria de cada um serve de exemplo para outros.
É como começar exercícios físicos. A primeira melhoria gera prazer e bem estar que puxa as pessoas para dar novos passos.
Com o tempo, os sinais dos cinco sensos estarão bem disseminados. Então, basta seguir, com o Senso de Autodisciplina, os padrões estabelecidos com o Senso de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário